Polo Astronômico do PTI recebe certificado de excelência do TripAdvisor pelo segundo ano consecutivo

Os visitantes do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) garantiram ao atrativo, pelo segundo ano consecutivo, o Certificado de Excelência do TripAdvisor, um dos mais conhecidos sites de viagens do mundo. Em julho, o Polo teve outra conquista: o número de visitantes, entre os dias 1 e 13, foi mais do que o dobro do mesmo período do ano passado.

 

A premiação do TripAdvisor vem do reconhecimento dos próprios visitantes dos atrativos, a partir das avaliações feitas no site. “Passeio imperdível”, “visita maravilhosa” e “uma aula incrível” são alguns dos comentários feitos pelos turistas sobre o Polo Astronômico no TripAdvisor. Para o coordenador do Polo, Janer Vilaça, a certificação é positiva, mas significa mais responsabilidade.

 

Isso porque, segundo ele, é criada uma expectativa em relação ao atrativo, que precisa ser atendida. “Temos sempre que estar um ponto acima do que é a nossa referência. Então, para nós, isso é bom, é um reconhecimento. Mas, sobretudo, é preciso ter uma manutenção, para que a qualidade desse trabalho não caia”, destaca.

 

E a responsabilidade do Polo realmente aumentou, conforme mostram os dados: nos 13 primeiros dias de julho de 2017, 925 turistas visitaram o atrativo – número 109,25% superior ao mesmo período de 2016. O número de atendimentos também dobrou – foram 42 de 1 a 13 de julho deste ano, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 19. Um dos motivos para o aumento do fluxo de turistas foi a ampliação dos horários de visita – foram abertos dois novos horários, das 12h e 14h, além dos já existentes 10h e 16h. Mas o coordenador do Polo ressalta que a ampliação também foi motivada pelo aumento da demanda.

 

 

Outro ponto para o maior número de visitas foi a associação do Polo Astronômico com outras atrações do Complexo Turístico Itaipu (CTI). “Ao visitarem outro atrativo do CTI, o turista ganha desconto na visita ao Polo. Fizemos isso para estimular que as pessoas conheçam a cultura científica e a Astronomia em particular”.

 

Janer acredita que o reconhecimento dos turistas é consequência do tratamento especial dado aos visitantes, que recebem uma série de informações sobre Astronomia. “Criamos uma relação em que o turista não tem uma leitura do que acontece no Polo apenas por si, mas há uma inter-relação entre ele e a monitoria”.

 

O Polo caracteriza-se como um centro de ciências com foco na astronomia cujas atividades visam a educação, a pesquisa e o turismo.

 

A equipe do Polo, segundo o coordenador, também busca levar o conhecimento de uma forma que ele possa ser aplicado pelo visitante no cotidiano. “Tratamos de uma Astronomia que está no nosso dia a dia, nas mudanças que vemos ocorrendo ao longo da semana, do mês, do ano. Por essa razão, o turista vê pertinência no que está sendo dito e retorna para a sua rotina com essa vivência”, complementa Janer.

 

As avaliações do TripAdvisor são frequentemente monitoradas pelo Polo Astronômico. “É o turista que nos diz se estamos indo bem ou não”, afirma o coordenador. Quando há apontamentos negativos em relação à visita, a equipe verifica se houve eventuais falhas para efetuar correções necessárias e/ou presta esclarecimentos aos turistas sobre a situação.