Plataforma virtual reúne mais de 10 milhões de informações sobre a região Oeste do Paraná

Mais de 10 milhões de informações sobre o Paraná, com ênfase na região Oeste do Estado, classificadas por temas – como saúde, cultura, educação, saneamento e agropecuária –, estão disponíveis em uma plataforma virtual desenvolvida pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). A intenção é que gestores públicos, universidades e a população em geral tenham acesso aos dados da realidade local para subsidiar a tomada de decisão e ampliar a participação no debate público.

 

O site (http://indicadores.oesteemdesenvolvimento.com.br) foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a área de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o Programa de Desenvolvimento Territorial e o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), também do PTI, e o POD.

 

 

O economista e técnico em desenvolvimento territorial do PTI, Flávio Rocha, responsável pelo Observatório Territorial, que é a área do POD que faz a manutenção e a operacionalização da plataforma, explica que foi feita uma parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) para a inserção dos dados no site. “O Ipardes já possuía uma base de dados para todos os municípios do Estado e coletava esses dados em várias temáticas de maior procura e interesse, tanto de gestores públicos, como de universidades. Fizemos a parceria e migramos a base de dados para a plataforma”, afirma.

 

Rocha ressalta que o Observatório está levantando necessidades específicas da região Oeste do Paraná a fim de acrescentar novas variáveis ao banco de dados. As atualizações do site serão feitas duas vezes por ano. A plataforma passará por melhorias, como atualização do webdesign e adição de camadas de geoprocessamento à base de dados.

 


 

Capacitações

 

A plataforma e as melhores formas de utilização dos dados disponíveis são divulgadas por meio de capacitações, a exemplo do Curso de Atuação Municipal, promovido pelo POD e pelo Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social para o Brasil (ConectaDEL-BR), que em agosto e setembro realizou o terceiro módulo nas cidades de Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, Medianeira e Cascavel.

 

Participaram do curso aproximadamente 100 servidores técnicos das prefeituras e lideranças institucionais dos 54 municípios do Oeste do Paraná. Nesse terceiro módulo, eles receberam instruções sobre como identificar, avaliar e interpretar os dados socioeconômicos de suas cidades, a fim de prepará-los para compreender o processo de elaboração de um diagnóstico da economia do município.

 

 

Sobre o POD

 

O Programa Oeste em Desenvolvimento atualmente tem adesão de 60 instituições públicas e privadas, que participam do diálogo, em igualdade de condições, sobre o desenvolvimento dos 54 municípios que compõem a região Oeste. A Fundação PTI e a Itaipu Binacional participam da coordenação do POD.

 

Participaram do curso aproximadamente 100 servidores técnicos das prefeituras e lideranças institucionais dos 54 municípios do Oeste do Paraná.