Fórum de Cidades Digitais do Oeste do Paraná discute uso de tecnologias no desenvolvimento dos municípios

O investimento em tecnologias para o desenvolvimento e a modernização das administrações públicas municipais da região foi tema da 2ª edição do Fórum de Cidades Digitais do Oeste do Paraná, que aconteceu no dia 26 de julho, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. O encontro contou com a presença de gestores de 28 municípios do oeste paranaense.

 

O Fórum é uma iniciativa da Rede de Cidade Digital (RCD) realizado em conjunto com prefeituras, instituições públicas e privadas locais. É aberto a todos os interessados em conhecer e dialogar sobre as chamadas “cidades inteligentes”, que utilizam a tecnologia de forma estratégica, tornando o serviço público mais eficiente, gerando transformações para o território e melhoria na vida das pessoas.

 

Neste ano, o Fórum integrou a programação do Paraná TIC 2017, um dos principais eventos de tecnologia do Estado, e contou com o apoio da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR). Segundo o presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy, trazer a discussão sobre cidades digitais para o Paraná TIC reforça a importância do uso das tecnologias como ferramenta para o desenvolvimento dos municípios.

 

“Aplicando soluções de tecnologia em sua administração, o gestor tem um potencial muito grande de fazer mais com menos e estando em sintonia do que tem de mudanças na inovação de tecnologias globais e aplicando para o cidadão, potencializando para que os serviços cheguem de forma mais rápida e eficiente para a comunidade que ele atende”, disse Adriano.

 

 

De acordo com a RCD, quase 80% dos prefeitos da região incluíram nos planos de governo, protocolados junto ao Tribunal Superior Eleitoral, propostas de investimentos em tecnologia para melhorar algum setor da administração municipal.

 

Na oportunidade, os municípios de Foz do Iguaçu, Guaíra e Cascavel apresentaram iniciativas que estão otimizando setores da administração pública - Foz do Iguaçu está implantando um processo de gestão eletrônica de documentos e o protocolo digital, que deverá reduzir o tempo de resposta aos servidores e cidadãos.

 

Os prefeitos das cidades de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Jesuítas, Nova Aurora, Palotina, Santa Terezinha de Itaipu e Toledo foram homenageados pela RCD, por incluírem no planejamento investimentos em tecnologia para melhorar setores da administração municipal.