Conheça as aplicações e vantagens da bateria de sódio

A Bateria de Sódio em desenvolvimento é formada por células eletroquímicas a base de sódio e cloreto de níquel (Na/NiCl2), operadas na faixa de temperatura entre 270ºC e 350ºC, devido, especialmente, ao condutor iônico de ß-”-alumina, que apresenta melhor desempenho com o aumento da temperatura.

 

A cerâmica ß”alumina, além de condutora dos íons Na+, é também usada para separar os eletrodos e promover o isolamento elétrico. No eletrodo positivo, um eletrólito líquido auxiliar é necessário para permitir o rápido transporte dos íons para o eletrólito cerâmico.

 

Materiais auxiliares (cerâmicos e metálicos) são usados no fechamento da célula, isolando os materiais ativos no ambiente, para que não haja contaminação e evitando a parte desses materiais.

 

Para compor a Bateria, as células eletroquímicas são interconectadas por meio dos polos negativos e positivos. Placas de aquecimento, de refrigeração, de isolamento térmico, sensores de temperatura e carcaças metálicas complementam a estrutura. Por fim, um sistema de comunicação e o controle da Bateria, que irá gerenciar o seu funcionamento, são acoplados à carcaça externa.

Vantagens da Bateria de Sódio

- Abundância e baixo custo dos materiais
- Alta densidade energética
- Alta eficiência energética
- Elevado ciclo de vida
- Elevado nível de segurança
- Processos produtivos sustentáveis
- Materiais recicláveis

 

 

Aplicações da bateria de sódio

Estacionária: utilizada em conjunto com sistemas geradores de energia elétrica, como eólicos e fotovoltaicos, melhorando a confiabilidade, disponibilidade e qualidade da energia fornecida.


Veicular: utilizada em veículos elétricos e híbridos, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas Smart Grid.