Agenda Cultural do PTI e Itaipu oferece diversas atividades artístico-culturais

Oficinas de capacitação, discussões sobre políticas públicas de cultura, apresentações musicais e peças de teatro são algumas das atividades que integram a Agenda Cultural que vem sendo desenvolvida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional. A programação dos últimos quatro meses de 2017 inclui 20 atividades artístico-culturais oferecidas aos habitantes do PTI e à comunidade.

 

A Agenda Cultural do PTI e da Itaipu tem como objetivo contribuir com a formação de plateia, facilitar o acesso às artes, valorizar a cultura, promover o desenvolvimento cultural e artístico da comunidade, integrando as instituições locais que são parceiras dessa ideia.

 


Tiago Rossato se apresentou no Edíficio das Águas no começo de outubro.

 

Em setembro, por exemplo, as duas instituições participaram da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. Foram organizadas oficinas para alunos da rede municipal de ensino, ofertadas para mais de 1.500 crianças e adolescentes, e pensadas com o objetivo de aproximá-los da ciência e da literatura. No mesmo evento, o PTI também promoveu a apresentação de Tiago Rossato e Banda, artista local que levou ao palco composições próprias, latinas e colonialidades da região.

No mesmo mês, o espetáculo “A Rainha do Rádio”, que conta a história da radialista Adelaide Fontana em tempo de ditadura militar brasileira, foi apresentado no palco do Cineateatro dos Barrageiros do PTI. Outro evento da programação realizado no mesmo mês foi a apresentação da Big Time Orchestra, considerada a principal big band do país, no encerramento das atividades da Primavera Universitária da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

 

 

Já em outubro, o acordeonista Tiago Rossato fez duas apresentações no PTI, no restaurante Prestivel e no Edifício das Águas, e na Itaipu, no restaurante Nuvens do Prisma e no Centro Executivo.

 

Em comemoração ao aniversário do Ecomuseu, durante o mês foi montada uma programação chamada de “Ocupe o Museu”, com oficinas e atividades lúdicas para crianças e adultos. No encerramento, no dia 28, o grupo curitibano Trupe Parabolé animou o público de várias idades com o espetáculo “Supercondutores de Energia”.

 

“A proposta da agenda cultural envolve a formação de plateia, a divulgação de todas as linguagens artísticas, e a promoção da cultura como um dos pilares do desenvolvimento territorial. Esse é o papel do PTI”, ressaltou a gerente do Programa de Educação e Cultura do PTI, Jessica de Lima.

 

A programação completa da Agenda Cultural do PTI e da Itaipu pode ser conferida no link: https://www.pti.org.br/agendacultural .